A rentabilidade do capital investido é um indicador do desempenho dos capitais totais investidos na empresa, independentemente da sua forma de financiamento. É, por isso, um indicador utilizado para comparações de desempenho de empresas sujeitas a nível de risco de negócio similar.

Participei recentemente no Power BI World Tour em Copenhaga, uma cidade que bem conheço e aprecio, para ficar a conhecer por dentro o “estado da arte” da tecnologia Power BI. Neste evento, que juntou diversos especialistas da Microsoft vi como as soluções de business intelligence se irão assemelhar cada vez mais com aplicações integradas em que o utilizador gere todo o processo de informação, desde a recolha de dados até à análise de informação. O que esperar do futuro do BI?

Ter liquidez significa ter disponibilidade de dinheiro ou a possibilidade de o obter com facilidade para satisfazer os compromissos que estão a vencer no imediato. Esta é analisada e trabalhada todos os dias de modo a garantir que existe tesouraria adequada a todo o momento para pagar as dívidas que se vão vencendo no dia a dia da empresa.

Os ficheiros SAFT (Standard Audit File for Tax Purposes) são ficheiros normalizados que guardam muitos dados úteis sobre a atividade de uma empresa, como a faturação, os clientes, fornecedores, produtos, preços, entre muitos outros. Por serem uma obrigação fiscal, os sistemas informáticos de faturação e contabilidade geram automaticamente este tipo de ficheiros para que sejam posteriormente entregues à Autoridade Tributária. Mas como contêm dados muito interessantes do ponto de vista do desempenho da empresa, porque não utilizá-los também como suporte à tomada de decisões de gestão?

O Solver, um suplemento do Excel, permite resolver problemas de otimização e pode ser facilmente usado pelos decisores das empresas para determinar as melhores opções de gestão dos seus recursos.

No artigo anterior, procuramos perceber como o Grau de Alavancagem Operacional poderia ajudar na medição do risco de negócio e auxílio ao gestor na procura de maior estabilidade na operação da sua empresa. Desta vez, iremos analisar o nível de risco associado ao impacto que a estrutura financeira de uma empresa pode ter nos resultados gerados disponíveis para os acionistas.

GTranslate Your license is inactive or expired, please subscribe again!